ExistÊncia

sexta-feira, novembro 10, 2006

Por Favor, Poupe Água!

Hoje falarei, um pouco, sobre um tema já muito debatido, mas que contudo, parece que muitas pessoas ainda não estão sensibilizadas.
Falarei sobre um caso em concreto, nomeadamente, sobre a falta de água em Angola. Escolhi este país porque me afecta directamente, o que não quer dizer que não haja muitos outros debatendo-se sobre este problema, ou que este problema, neste país seja mais relevante em comparação com outros países em desenvolvimento.
Fiquei a saber que no relatório sobre o índice do desenvolvimento humano, deste ano, Angola encontra-se na centésima sexagésima primeira posição. Um absurdo em pleno século XXI.
Há uma crise crescente de água e de saneamento, o que provoca, por ano, quase 2 milhões de mortes infantis. Anualmente, devido a falta de acesso de água potável e de instalações sanitárias, morrem cerca de 1,8 milhões de crianças com diarreia.
Luanda, capital de Angola, deve ter mais de 5 milhões de habitantes, mas o volume de água disponível é de apenas 346 milhões litros de água por dia, o que significa que chega apenas a cerca de 2,5 milhões de pessoas. É um défice enorme, já que cada pessoa deveria ter direito a pelo menos 60 litros de água por dia.
Contudo, a maioria da população vive com menos de 5 litros de água por dia e, como se não bastasse, contaminada.
A água é um direito humano, mas pelos vistos, ainda só para alguns!
Por isso, cuide deste bem precioso e, não se esqueça que hoje você é um privilegiado, mas se não tomarmos consciência, amanhã, talvés já não o seremos.

1 Comments:

  • At 12:27 da manhã, Blogger Maria said…

    Esta é uma boa forma de termos consciência do valor que a água tem, mas ainda há muitas pessoas que não percebem que com pequenos gestos podem poupar água... Ainda mais, porque é dificil mudar hábitos e as pessoas acomodam-se. O problema é que só damos valor a algo quando já o perdemos!

     

Enviar um comentário

<< Home