ExistÊncia

quinta-feira, novembro 02, 2006

"Somos O Que Comemos!"


Os alimentos funcionais/naturais, todos aqueles que não são processados industrialmente, contém substâncias que os tornam boas fontes para diminuir o risco de algumas doenças. Contudo, são apenas alguns alimentos que têm essa capacidade protectora. Estes alimentos possuem doses variadas vitaminas, fibras, enzimas e minerais, importantíssimos para a saúde.
Várias pesquisas comprovam que, por exemplo, o ômega 3 (gordura poliinsaturada) existente em peixes gordurosos, nozes, rúcula e óleos vegetais, reduzem o nível de colesterol no sangue; a soja atenua os sintomas da menopausa; o tomate ajuda na prevenção do cancro da próstata; a laranja, as cascas das frutas cítricas, os vegetais de cores roxa, azul e violeta são óptimos na prevenção da constipação intestinal e osteoporose.
Desta forma, muitos alimentos que ingerimos, ou que deveríamos ingerir, além de nutrir o corpo, contêm componentes bioactivos, que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos ao organismo humano.
Portanto, é essencial fazer uma alimentação muito variada e equilibrada, para reduzir a probabilidade de aparecimento de doenças e retardar o envelhecimento. Toca a comer muito peixe, muitos vegetais e, claro, muita fruta.

1 Comments:

  • At 4:53 da tarde, Blogger Sónia Pascoal said…

    hhhhhuuummm, mas que a tentação é grande lá isso é...quem é que não gosta de abusar um pouquinho do brigadeiro, de um hamburguer bem feito e com aquele molho que lhe dá o toque final e ainda choramos por mais, e aquela batata frita crocante, doce de côco, pé de moleque, bolo de chocolate com recheio de leite condensado e côco ralado, um pratão cheio de feijoada, pão de quijo, bolo pudim, bolo de amendoim com calda....ai,ai,ai, que vontade!!!
    o mais inteligente é saber dosear as coisas e não comer apenas aquilo que não se deve, o segredo é apostar numa alimentação bem variada.

     

Enviar um comentário

<< Home