ExistÊncia

segunda-feira, março 05, 2007

Tradição Resiste No Algarve

No Algarve, principalmente, na Serra de Monchique, há ainda quem mantenha a tradição da matança de porco. Apesar dos contras que essa prática implica, respeito e muito quem a pratica, por ser um costume que foi vingando de geração em geração.
Dizem os entendidos que os produtos derivados do porco ficam com um sabor genuíno, se este for morto à maneira antiga. Eu, particularmente, não sou muito apreciadora dos derivados do porco, bem como do sabor da carne, mal o porco é morto.
Mas, isso tudo porque li uma notícia do "Jornal Do Algarve", online, sobre a tradição das matanças de porco e lembrei-me das minhas queridas amigas Vanda e Ana Sofia. :) *****lol*****

2 Comments:

  • At 12:09 da manhã, Blogger Maria said…

    Pois, eu também respeito essa tradição porque ainda fizemos muitas. Com o passar dos anos, quando o meu avô faleceu não continuamos. Hoje em dia, sinto saudades dos enchidos que faziamos... Acredita que eram óptimos. Mas já tou como tu, não gosto muito do sabor da carne, como é feita tradicionalmente nas matanças.
    Beijinhos

     
  • At 1:37 da tarde, Blogger Isália said…

    na minha casa fizemos até há bem pouco tempo...deixamos de fazer porque o meu avô mimava os porcos e depois dava pena matá-los, o que decidimos fazer era comprar o porco já gordinho e matar no dia que o compravamos, é igual, só que nao era engordado por nós. no entanto, na serra do caldeirão na terra do meu cunhado, ameixial, a tradição mantem-se viva e chegam a matar cerca de 3 porcos num so dia de semana a semana...as pessoas vivem da venda dos enchidos que são tão bons..

     

Enviar um comentário

<< Home